Marco Gomes

Marco Gomes é um dos nomes firmados na lista dos mestres da gastronomia em Portugal. O primeiro curso de culinária foi feito em Bragança, cidade onde nasceu há 38 anos. Depois de passar pelo Hotel Forte de S. Francisco, em Chaves, Marco Gomes rumou para o Algarve, mais propriamente Quinta do Lago. Mais tarde, uma proposta do Hotel Montebelo levou-o a mudar-se para Viseu. Mas, em 2000, regressa às origens, em Alfândega da Fé. Foi inaugurar o Hotel SPA Alfandega da Fé, na Serra de Bornes. Nova mudança, mais uma inauguração, desta vez, o Hotel Casa da Calçada, em Amarante, no ano 2003 abriu o seu próprio restaurante na cidade do Porto, o Restaurante Foz Velha, um ícone da cidade do Porto durante 13 anos consecutivos. Consultor de vários grupos hoteleiros como o grupo HF (Hotéis Fénix).

Neste momento o seu mais recente projeto pessoal é o Restaurante Oficina mas, ainda tem tempo para Chef Consultor no Hotel Monverde.

Detentor de vários prémios,

“Garfo de ouro”- Boa Cama Boa Mesa no Guia Expresso 6 anos consecutivos,

Medalha de Bonze e Prata pela Selecção Nacional de Cozinheiros na Alemanha e Escocia.

Medalha de Ouro e Prata – Concurso de Vinho do Porto,

Congratulado pela Ordem Do Infante D. Henrique como Chef de mérito,

Em 2010 premiado como “jovem Chef promissor da Cozinha Portuguesa” no Palácio Nacional de Belém pelo Exm. Sr. Presidente da Republica Aníbal Cavaco Silva.

Apesar da azáfama da cozinha, Marco Gomes arranja tempo para partilhar os seus saberes todas as semanas no programa “Grandes Manhãs” PORTO CANAL, em palestras e debates subordinados à arte de cozinhar, em novas experiências profissionais. Formador de Cozinha em várias Escolas de Hotelaria. Integrou o júri em Festivais Nacionais de Gastronomia, já cozinhou em vários países como por exemplo: Inglaterra, Macau, Suécia, Alemanha, Escócia, Canadá, USA, Espanha e Brasil. Porém, faz parte de algumas Confrarias como Confrade de Honra, EX: Confraria das Tripas à Moda do Porto, Confraria do Leitão da Bairrada, Confraria dos Velhores… entre outras.